sábado, 17 de outubro de 2015

Introdução

    
     Olá blogueiros! Viemos, por meio deste blog, compartilhar-lhes uma experiência única e deslumbrante ocorrida com o nosso grupo de historiadores. Para começo de conversa, estávamos em um museu, apreciando diversas obras. Até que nos deparamos com uma máquina do tempo. Como amantes da curiosidade, entramos, os quatro integrantes, na máquina, sem que ninguém visse, pois gostaríamos de ver se funcionava... Funcionou! E num piscar de olhos, voltamos ao século XV, em uma terra chamada América e vimos de perto, tudo que acontecia naquela época... Bem, nos acompanhe nessa aventura!
             Só para lembrar que, este blog é via de um trabalho de história, do 2º ano A, do ensino médio, e os integrantes do grupo são: Gabriel Otte, Leonardo itaborahy, Guilherme Almeida e João Paulo Alves.

Primeiros povoadores da América

      
      Quando chegamos lá, percebemos os primeiros povoadores da América que enquadravam-se no período pré-colombiano, anterior à chegada de Cristóvão Colombo, em 1492, que não eram apenas os povos que estavam no continente americano antes da esquadra de Colombo desembarcar pela primeira vez, mas também os que já haviam sido extintos.
      Notamos, portanto, que a existência da maioria das civilizações na América é assentada em evidências arqueológicas e poucos registros que não foram destruídos pelos conquistadores. Embora tenham sucumbido pela colonização, há povos que ainda hoje mantêm e repassam tradições culturais.
          Paramos para pensar, então... Como será que esses povos chegaram à América? E descobrimos que existem diversas opiniões sobre a maneira como estes povos chegaram na América, a mais aceita é de que teriam vindo do Norte da Ásia pelo Estreito de Bering, trecho que faz a separação entre Rússia e Estados Unidos (Alasca). Naquela época, o mar encontrava-se mais baixo devido à glaciação, isso fez com que uma passagem de gelo natural fosse formada entre os continentes americano e asiático e por ela os povos antigos passaram a chegaram à América.
      Por outro lado, existe a hipótese de que os primeiros povos da América teriam chegado no continente ao atravessar o oceano Pacífico. Eles teriam vindo da Ásia e da Oceania. Calcula-se que os primeiros homens a migrarem para a América teriam feito a travessia há cerca de 20 a 70 mil anos e que utilizaram diversos caminhos. Os homens que chegaram ao Brasil formaram agrupamentos de caçadores, coletores, tinham domínio do fogo e construíam instrumentos de pedra. Provavelmente estariam localizados no Piauí, mas não existem muitas fontes seguras quanto a isso.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A ocupação da América pelos europeus

          
       Ouvimos boatos de um senhor indígena que, a ocupação do continente americano pelos europeus se deu no ano de 1492 em viagem de Cristóvão Colombo financiada pela corte espanhola. Nessa época, o feudalismo decaía e dava início ao capitalismo, e um grande fortalecedor do capitalismo da época era as grandes viagens marítimas em busca de comércio, venda e exploração dos territórios que os navios atracassem. Dessa forma, com o surgimento desse novo sistema econômico, as potências da época (Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Holanda) lançavam-se ao mar em busca de atingir territórios, como o fascínio dos espanhóis, por exemplo: as Índias.         

          Ele nos disse que, em uma de suas viagens, com o intuito de atingir as Índias, os espanhóis acabam atracando seus navios numa terra antes desconhecida no ano de 1492. Espanha e Portugal, então, em 1494, dividem a Nova Terra entre eles através do conhecido Tratado de Tordesilhas. Seis anos após a chegada dos espanhóis ao continente americano, Pedro Álvares Cabral atraca no Brasil, no ano de 1500, dando início à ocupação do continente americano. 

     Foi aí então que ele percebeu que com a ocupação dos europeus no continente americano, algumas mudanças geopolíticas foram se tornando frequentes, dentre elas estão: a ocupação do território não levou em conta as dificuldades de adaptação do povo nativo; a América do Norte era ocupada pelos ingleses, franceses e holandeses, a América Central pelos espanhóis e franceses e a América do Sul pelos portugueses e espanhóis; todas as riquezas (pedras preciosas e especiarias) eram trocadas por objetos inúteis para os nativos (como espelhos e pentes para o cabelo); genocídio dos povos nativos; imposição do trabalho escravo sob os povos nativos; regiões passaram a ser colônias de exploração.

        E então, nessa tomada, houve dois tipos de colônias: de exploração e povoamento. A primeira fora a realizada pelos portugueses e espanhóis na América do Sul e Central, usufruindo da riqueza dos povos nativos e extinguindo todos os bens naturais das florestas e matas da região. Já os ingleses (protestantes), expulsos do Reino Unido, iniciarão uma colonização para povoar as regiões da América do Norte.





Povos Pré-Colombianos

     Durante esse período que ficamos lá, conhecemos diversos povos indígenas.

Os Olmecas e Teotihuanos.
    Uma das primeiras sociedades de que se tem notícia na Mesoamérica foi a dos olmecas, surgida a 3000 anos atrás. Eles ocupavam as regiões que correspondem hoje ao México e à Costa Rica. Dotados de uma cultura bastante complexa, os olmecas desenvolveram um sistema próprio de escrita, construíram as primeiras cidades do território e ergueram várias pirâmides. Por volta de 400 a.C., depois de sofrer sucessivas invasões de outros povos, a sociedade olmeca entrou num processo de desintegração.
         Entre 700 a.C. e 600 de nossa era, floresceu também na região a sociedade teotihuacana, assim chamada porque se formou em torno da cidade de Teotihuacán, que significa cidade dos deuses. Os teotihuacanos tornaram-se conhecidos por construir pirâmides enormes, como a do Sol e a da Lua (com 65 metros e 43 metros de altura, respectivamente). Também se notabilizaram por erguer muitos templos dedicados a diversos deuses, como Quetzalcoatl (ou "serpente de plumas"), símbolo da fecundidade da terra.





Os Maias.
     O povo maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (região sul do atual México). Viveram nestas regiões entre os séculos IV a.C e IX a.C. Entre os séculos IX e X , os toltecas invadiram essas regiões e dominaram a civilização maia.
     Nunca chegaram a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos. As cidades formavam o núcleo político e religioso da civilização e eram governadas por um estado teocrático.O império maia era considerado um representante dos deuses na Terra.  
     A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real), sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade, artesão e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos.  
       A base da economia maia era a agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Suas técnicas de irrigação eram muito avançadas. Praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império. 
        Ergueram pirâmides, templos e palácios, demonstrando um grande avanço na arquitetura. O artesanato também se destacou: fiação de tecidos, uso de tintas em tecidos e roupas. 
      A religião deste povo era politeísta, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. Elaboraram um eficiente e complexo  calendário que estabelecia com exatidão os 365 dias do ano. 
       Assim como os egípcios, usaram uma escrita baseada em símbolos e desenhos (hieróglifos). Registravam acontecimentos, datas, contagem de impostos e colheitas, guerras e outros dados importantes. 
      Desenvolveram muito a matemática, com destaque para a invenção das casas decimais e o valor zero. 

Resultado de imagem para maias



Os Astecas.
     Povo guerreiro, os astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa região de pântanos, próxima do lago Texcoco. 
    A sociedade era hierarquizada e comandada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população.   Esta camada mais baixa da sociedade era obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides). 
        Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por aproximadamente 500 cidades, que pagavam altos impostos para o imperador. O império começou a ser destruído em 1519 com as invasões espanholas. Os espanhóis dominaram os astecas e tomaram grande parte dos objetos de ouro desta civilização. Não satisfeitos, ainda escravizaram os astecas, forçando-os a trabalharem nas minas de ouro e prata da região. 
     Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo. 
        O artesanato a era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas.  
A religião era politeísta, pois cultuavam diversos deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada. A escrita era representada por desenhos e símbolos. O calendário maia foi utilizado com modificações pelos astecas. Desenvolveram diversos conceitos matemáticos e de astronomia. 
      Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes, eram realizados em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam, que com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes.

Resultado de imagem para ASTECAS


Os Incas. 
     Os incas viveram na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul ) nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador. Fundaram no século XIII a capital do império: a cidade sagrada de Cusco. Foram dominados pelos espanhóis em 1532. 
         O imperador, conhecido por Sapa Inca era considerado um deus na Terra. A sociedade era hierarquizada e formada por: nobres (governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes), camada média ( funcionários públicos e trabalhadores especializados) e classe mais baixa (artesãos e os camponeses). Esta última camada pagava altos tributos ao rei  em mercadorias ou com trabalhos em obras públicas. 
     Na arquitetura, desenvolveram várias construções com enormes blocos de  pedras encaixadas, como templos, casas e palácios. A cidade de Machu Picchu foi descoberta somente em 1911 e revelou toda a eficiente estrutura urbana desta sociedade. A agricultura era extremamente desenvolvida, pois plantavam nos chamados terraços (degraus formados nas costas das montanhas). Plantavam e colhiam feijão, milho (alimento sagrado) e batata. Construíram canais de irrigação, desviando o curso dos rios para as aldeias. A arte destacou-se pela qualidade dos objetos de ouro, prata, tecidos e jóias.  
      Domesticaram a lhama (animal da família do camelo) e utilizaram como meio de transporte, além de retirar a lã , carne e leite deste animal. Além da lhama, alpacas e vicunhas também eram criadas.
     A religião tinha como principal deus o Sol (deus Inti). Porém, cultuavam também animais considerados sagrados como o condor e o jaguar. Acreditavam num criador antepassado chamado Viracocha (criador de tudo).
        Criaram um interessante e eficiente sistema de contagem : o quipo. Este era um instrumento feito de cordões coloridos, onde cada cor representava a contagem de algo. Com o quipo, registravam e somavam as colheitas, habitantes e impostos. Mesmo com todo desenvolvimento, este povo não desenvolveu um sistema de escrita.

Resultado de imagem para incas



A mesoamérica na atualidade

Apesar de não existirem fontes seguras, os primeiros povos, aos quais estamos falando, chegaram diretamente em Piauí, e atualmente encontram-se:

O povo maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (região sul do atual México).

Os astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa região de pântanos, próxima do lago Texcoco.

Os incas viveram na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul ) nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador.